Você tem percebido dores ao escovar os dentes ou até mesmo sangramento na gengiva? Fique de olho, pois esse pode ser um dos sinais de uma das doenças periodontais, como a periodontite. Segundo a OMS, cerca de 90% da população mundial já foi atingida por uma doença periodontal. Quer saber mais informações sobre a periodontite, como suas causas, sintomas e tratamento? Continue lendo esse post!
O que é a periodontite?
A periodontite, também conhecida como doença periodontal, é uma doença infecciosa que afeta o periodonto, ou seja, os tecidos de suporte dos dentes, podendo afetar também os ossos e o ligamento periodontal. Ela geralmente é uma fase progressiva da gengivite, caso em que a infecção afeta apenas a gengiva. Se a periodontite não for diagnosticada rapidamente pode levar ao afrouxamento dos dentes e até mesmo sua perda.
Quais os principais sintomas da periodontite?
Como o diagnóstico precoce é importante na periodontite, conhecer os seus sintomas pode auxiliar em uma busca mais rápida de tratamento. A infecção pode se manifestar de formas diferentes, mas os principais sintomas são:
- Mau hálito
- Sangramento das gengivas, principalmente durante a escovação
- Gengivas inchadas e vermelhas
- Dentes e gengivas sensíveis ao tocar
- Dentes amolecidos
- Dor ao mastigar ou escovar
Quais as principais causas?
Se o sorriso gengival está te incomodando, está na hora de procurar um tratamento. ExisA periodontite é causada pela formação de placa bacteriana na gengiva. A formação de um biofilme dental pode leva a uma simples inflamação na gengiva, conhecida como gengivite. Se não for tratada, o quadro evolui, para a periodontite, gerada geralmente pelo acúmulo de tártaro entre os dentes e a gengiva. Isso pode levar a dano nos tecidos que sustentam o dente, e em casos graves ocorre erosão dos ossos.
Se não tratada, a periodontite pode resultar em dentes soltos, que podem até cair. A escovação ou o tratamento em casa não remove o tártaro, assim, após a formação, apenas um dentista poderá auxiliar no tratamento por meio de uma limpeza profissional.
Possíveis tratamentos
O tratamento da periodontite pode variar, dependendo do grau em que o quadro se encontra. Em casos menos graves pode ser realizado uma raspagem, utilizando instrumentos ou ultrassom, para a remoção do tártaro acumulado. Em outros casos mais graves, onde o tártaro é muito profundo, pode ser necessário realizar pequenas cirurgias, expondo as raízes dos dentes para uma melhor limpeza. Além disso, pode ser receitados medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos, para controlar o processo infeccioso.
Após todo o tratamento, deve ser feito um acompanhamento para profilaxia, realizando visitas ao dentista a cada 6 meses para limpezas periódicas com a finalidade de remoção da placa. O paciente também deve manter a higiene bucal diária, mantendo escovação após as refeições e o uso de fio dental.
stá sentindo algum dos sintomas da periodontite? Entre em contato conosco para agendar uma avaliação. Aproveite também para conhecer serviços!