Em casos de perda de um ou mais dentes, seja por acidente ou falta de higiene bucal, a prótese dentária pode ser uma boa solução para restaurar o sorriso por meio da substituição de um ou mais dentes que faltam na boca. Quer saber mais sobre a prótese e os principais tipos encontrados no mercado? Continue lendo o post!
O que são as próteses dentárias?
As próteses dentárias são estruturas utilizadas como substituições artificiais para os dentes naturais. Elas são indicadas pelo dentista em casos onde a falta de dentes pode prejudicar a mastigação, além de trazer desconfortos estéticos. Assim, a utilização da prótese tem como objetivo melhorar a função mastigatória e de fala, além de restabelecer a harmonia do sorriso e corrigir a deficiência estética que a falta de dentes provoca.
As próteses são feitas sob medida para o paciente, a partir de moldes tirados de sua boca. Em uma consulta de avaliação, seu dentista irá determinar qual dos tipos de prótese é mais indicada para seu caso.
Quais os tipos de prótese existentes?
As próteses podem ser classificadas como totais, também conhecidas como dentaduras, quando substituem todos os dentes, ou como parciais, quando a substituição é necessária apenas para alguns dentes. Elas ainda podem ser divididas em fixas ou removíveis. Lembre-se que o seu dentista irá te auxiliar a encontrar a melhor prótese para seu caso, dependendo da quantidade de dentes a serem substituídos e da condição geral da boca do paciente.
- Próteses totais
A prótese total, popularmente conhecida como dentadura, é indicada em caso de perda de vários dentes. Normalmente é do tipo removível e é recomendado para casos em que o paciente perdeu muitos dentes devido a acidentes ou doenças, por exemplo. Também é utilizada com mais frequência em idosos, que tendem a perder os dentes ao longo do tempo. Elas são muito práticas na hora da higienização, já que é fácil retirá-las para escovar e limpar sempre que necessário.
- Próteses parciais
As próteses parciais são indicadas em casos de substituição de apenas alguns dentes, sendo a removível a mais comum. Elas são realizadas a partir de uma estrutura metálica ou plástica, onde são inseridos as próteses que se apoiarão nos dentes naturais e no tecido em volta. Por esse motivo é importante que seja feita uma avaliação da condição geral dos dentes, pois são eles que vão servir como a base para a estrutura protética.
Quais cuidados devo ter com minha prótese?
Os principais cuidados estão relacionados com a manutenção de uma boa higiene bucal. Em casos de prótese removível, é importante retirá-la após cada refeição e realizar sua limpeza, além da limpeza bucal utilizando fio dental e a escovação. Além disso, as próteses removíveis devem ser retiradas antes de dormir e colocadas em uma solução de limpeza ou água filtrada durante a noite, pois o ideal é que as próteses móveis sempre se mantenham úmidas.
Já em casos de prótese fixa, não é possível sua retirada, mas também é importante manter uma boa rotina de higiene bucal, com destaque para o uso do fio dental, pois ele evitará que qualquer resíduo de comida fique entre a prótese e o dente. Para mais dicas de como manter uma boa saúde bucal, confira esse post!
Está interessado na colocação de próteses? Entre em contato conosco para ver qual seria a melhor opção para você! Aproveite também para conhecer nossos serviços!