Tudo o que você precisa saber sobre gengivite

Ao escovar os dentes você percebe manchas de sangue na espuma do creme dental. No primeiro momento acha que pode ter sido apenas um mal jeito na hora de escovar. Entretanto, a cena se repete e você percebe manchas vermelhas na gengiva, principalmente na parte superior.

Estes são os primeiros sinais da gengivite, uma inflamação comum que atinge homens e mulheres de todas as idades e quando não tratada de forma correta, pode causar problemas sérios em sua saúde bucal e qualidade de vida.

A gengivite é uma inflamação na região da gengiva que surgem pelo acúmulo de placa bacteriana e pela falta ou uso incorreto de fio dental e escovação. É considerada a porta de entrada para outras inflamações e doenças bucais que afetam a saúde como um todo e a qualidade de vida. Existem alguns tipos de gengivite:

  • Gengivite alérgica: inflamação provocada por reações alérgicas do paciente;
  • Gengivite secundária: reação associada a outras doenças que interferem no sistema imunológico como a herpes labial e diabetes;
  • Gengivite ulcerativa necrosante: este é o tipo de gengivite mais raro e grave onde a região da gengiva mais próxima dos dentes sofre um intenso desgaste e provoca o aparecimento de feridas chamadas de úlceras.
  • Sintomas da Gengivite

    A gengivite mais comum possui os seguintes sintomas:

  • Sangramento e inchaço nas gengivas;
  • Sangramento durante a escovação ou uso de fio dental;
  • Sensibilidade e dor nas gengivas;
  • Mau hálito frequente, mesmo após a escovação e uso de enxaguante bucal;
  • Formação de “bolsas” entre os dentes que são o acúmulo de placas bacterianas.
  • Consequências da Gengivite

    Muitas pessoas negligenciam o sangramento da gengiva e não procuram o dentista para entender a causa e como tratar. Assim como qualquer outra doença bucal, a gengivite pode causar outros problemas mais graves. De forma geral, a gengivite avançada causa a periodontite, inflamação na gengiva que atinge os ossos e pode causar a perda dos dentes.

    Em casos mais severos, o acúmulo de placa bacteriana não fica restrita apenas a região da boca e pode invadir a corrente sanguínea, promovendo inflamações que atacam o sistema imunológico causando diversas doenças como gripes, resfriados e até mesmo problemas cardíacos.

    Tratamento para gengivite

    É fundamental realizar consultas periódicas ao dentista ao perceber os primeiros sinais de sangramento e inchaço nas gengivas. O tratamento para gengivite depende de cada caso e de forma geral, a limpeza dos dentes e raspagem da gengiva são feitos para diminuir os efeitos do acúmulo de placa bacteriana.

    Não deixe de fazer o tratamento para gengivite. Entre em contato e agende sua consulta para cuidar da saúde do seu sorriso de forma completa.

    Inscreva-se
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Relacionados

    Quer ficar por dentro das novidades do nosso Consultório?

    Faça parte de nossa lista de newsletter para não perder mais nenhuma novidade.