O bruxismo é um distúrbio funcional possivelmente ligado a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento da boca. Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito. Elas podem nem perceber que fazem isso, até que alguém comente que eles ouvem o ranger de seus dentes enquanto dormem. Para outras, é quando fazem um exame odontológico e descobrem que seus dentes estão desgastados ou trincados. Outros sinais potenciais de bruxismo incluem dor na cabeça e no pescoço. Nesses casos, o dentista é capaz de diagnosticar com precisão e determinar se a origem da dor facial é causada pelo bruxismo.
Intensidades do Bruxismo
O bruxismo pode ser classificado em três tipos: leve, moderado e severo. E Sendo uma parafunção que leva à progressão da disfunção temporomandibular , o bruxismo contribui para o agravamento da aspectos como aumento da dor e degeneração articular, dificuldade de mastigação, afetam diretamente a qualidade de vida do paciente.
Sintomas do Bruxismo
Além de desgastar e amolecer os dentes, dores de cabeça sem causa neurológica fazem parte dos sintomas mais comuns. De fato, a compressão exagerada dos dentes pode causar isquemia dos vasos que penetram no ápice da raiz e depois necrose dos vasos, nervos e polpa da carga dentária. Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido nos ouvidos, dor nos músculos do pescoço, mandíbula e face devido ao esforço dos músculos da mastigação, ruídos de clique ao abrir e fechar a boca, distúrbios do sono. A intensidade e frequência dos ataques podem variar de um para outro.
É possível aliviar os sintomas?
É de suma importância alertar pacientes que quanto mais rápida a intervenção clínica, menos danos causados pelo bruxismo você sofrerá. É preciso instruir em relação à atenção, de não apertar os dentes e, se necessário, até usar placas miorrelaxantes dia e noite. Existe até um aplicativo para smartphones, projetado para usuários de sono e que usa algoritmos para filtrar qualquer coisa que se assemelhe a ranger de dentes. Todas as informações são salvas no aplicativo para que a análise possa ser realizada por um profissional odontológico. O bruxismo continua sendo uma afecção de etiologia complexa, associada a inúmeros tratamentos com prognósticos muitas vezes incertos. Assim, tratamentos conservadores, minimamente invasivos e seguros devem ser a primeira escolha, e o paciente precisa estar sendo assistido por uma equipe de profissionais que visa restabelecer sua qualidade de vida.
Mas que tratamentos são sugeridos em caso de Bruxismo já diagnosticado?
Ainda não há tratamento eficaz conhecido para o bruxismo, o bruxismo é incurável e o tratamento é voltado para os sintomas dolorosos, prevenindo o desgaste dos dentes e reduzindo a frequência dos surtos. No entanto, você pode controlar a desordem e levar uma vida confortável, indolor ou livre de contratempos. Os medicamentos ansiolíticos são úteis no controle da ansiedade e do estresse que podem estar associados, mas são apenas a causa do transtorno que, aliás, não está suficientemente esclarecido na ciência atualmente. Os meios mais indicados para o tratamento são as talas interoclusais flexíveis de silicone ou as talas acrílicas, moldadas de acordo com o formato da arcada dentária do paciente. Elas podem ajudar a restringir o movimento dos músculos mastigatórios para reduzir o atrito que causa o desgaste dos dentes.
Realize tratamentos com um profissional adequado
O Bruxismo pode ser algo bem complexo se não for levado a sério e o quanto antes! Se você se identificou com algumas da situações descritas, tente agendar uma consulta! Nosso consultório dispõe de uma infraestrutura completa para atender os pacientes de maneira eficiente, com segurança e conforto. O atendimento é realizado por um dentista certificado, atuando em áreas como clínica geral, cirurgias e próteses, ortodontia e estética. Está procurando um bom profissional para avaliar suas necessidades?
Entre em contato conosco para agendar uma avaliação!