A preocupação em ser bem visto e ‘sair bem na foto’ está cada vez mais presente no dia a dia dos adolescentes, principalmente quando estamos vivendo uma era em que a tecnologia está cada vez mais em alta e podemos vê-los gastando horas e horas em suas redes sociais compartilhando dos bons momentos.
É nessa fase que a preocupação com a imagem e a satisfação com o corpo se torna mais evidente, sem contar os famosos influenciadores digitais que ditam a moda e aparecem sempre com os dentes branquinhos.
É claro que todos desejam ter um sorriso bonito, então essa preocupação não é algo fora do comum. Mas será que existe uma idade mínima para realizar procedimentos estético dentários como o clareamento? Além disso, existem situações que contra indicam a realização do procedimento?
Podemos encontrar várias informações, mas muitas delas são mito. Nesse post iremos falar um pouquinho sobre isso.
Existe idade mínima para realizar um clareamento dental?
Especialistas afirmam que adolescentes podem realizar clareamento dental desde que haja uma avaliação criteriosa. Muitos adolescentes usam aparelho ortodôntico e logo ao final do tratamento acabam questionando se já podem clarear os dentes, o que é totalmente compreensível, afinal, o uso do aparelho dificulta a higienização mais completa e na maioria dos casos os dentes podem ficar amarelados.
Como citamos acima, uma avaliação é necessária para que o melhor tratamento de clareamento seja indicado para o paciente, mas somente os pacientes que possuem dentes permanentes, hábitos bons de higiene bucal e raízes formadas podem fazer o tratamento.
Para verificar a formação das raízes, pode-se fazer uma radiografia onde com o resultado em mãos, o dentista irá fazer a correta avaliação.
Para aqueles pacientes adolescentes que não possuem ainda a completa formação das raízes dos dentes o procedimento não é indicado.
Portanto podemos concluir que não existe uma idade fixa, mas sim, é levado em consideração a maturação dos tecidos dentais.
Existem vantagens em clarear os dentes na fase da adolescência?
Sabemos que nessa fase, os adolescentes estão no auge da autoestima e muitas situações podem causar insegurança e desconforto. Um sorriso branquinho e bonito eleva a autoestima de qualquer pessoa, mas na fase da adolescência pode ter um peso maior. Por esse motivo o tratamento de clareamento pode ser uma maneira de ajudar a relação do paciente com o espelho.
O clareamento dental pode apresentar um resultado melhor e mais rápido nos pacientes adolescentes do que em adultos, isso ocorre por conta da anatomia de seus dentes. Quando mais novos, os dentes ficam mais suscetíveis à ação clareadora e o escurecimento dos dentes ainda não atingiu camadas mais profundas.
Dessa forma, o tratamento tende a ser feito em um período mais curto gerando um menor uso do produto clareador.
Sabemos que atualmente existem muitas opções de clareadores dentais que são vendidos em sites, os produtos são de fácil acesso mas é importante lembrar que podem trazer prejuízo aos jovens. Indicamos sempre que o clareamento seja conduzido e feito por um profissional da área de maneira segura.
Para mais esclarecimentos sobre o tema, entre em contato conosco.