O sorriso é uma característica importante na pessoa, sendo um grande responsável pelo aumento da autoestima e saúde bucal. Mas ter um sorriso bonito não significa cuidar apenas dos dentes, a gengiva tem um papel importante, tanto para o sorriso, quanto para a saúde bucal. Isso pode ocorrer em pessoas que possuem o sorriso gengival. Ficou curioso para saber o que é esse sorriso gengival e como tratá-lo? Continue lendo esse post!
Afinal, o que é um sorriso gengival?
O sorriso gengival é caracterizado pela exposição exagerada das gengivas quando uma pessoa sorri. O sorriso é composto pela harmonia entre a exposição dos dentes, gengivas e lábios. No casos de sorrisos gengivais, temos mais de 3 milímetros de gengiva exposto. Em casos mais graves, o sorriso gengival pode levar a um ressecamento da gengiva, deixando-a mais propensa a doenças.
O que causa o sorriso gengival?
Segundo pesquisas, o sorriso gengival é mais frequente em mulheres e a principal causa são fatores genéticos. Mas fatores como, problemas de hiperatividade muscular, fatores esqueléticos como crescimento dos ossos, tamanho e formato dos dentes, além do movimento dos lábios.
Outros fatores que podem influenciar no sorriso gengival são as inflamações ou usos de alguns medicamentos.
Quais os possíveis tratamentos?
Se o sorriso gengival está te incomodando, está na hora de procurar um tratamento. Existem diversas formas de tratamento, podendo ser cirúrgicas, como a gengivoplastia e a gengivectomia, ou não, como tratamentos que envolvem a toxina botulínica. Abaixo explicaremos brevemente cada um dos tratamentos!
Gengivoplastia
A gengivoplastia consiste na remoção e adequação da gengiva que está em excesso. É indicada em casos estéticos, pois é um procedimento rápido e realizado em pacientes que não possuem qualquer outra doença bucal envolvendo a gengiva. Sua cicatrização também é rápida, entre uma ou duas semanas. O resultado leva a muitos pacientes um sorriso mais harmônico e uma melhora da autoestima.
Gengivectomia
A gengivectomia é utilizada em casos um pouco mais severos de sorriso gengival. Ela, além de remover o excesso do tecido gengival, pode também envolver a remoção óssea, eliminando parte do osso que contribui para o problema.
Tratamento com toxina botulínica
O tratamento com toxina botulínica é utilizado quando a causa do sorriso gengival é a hiperatividade muscular, ou seja, quando a musculatura se contrai excessivamente. A toxina age impedindo a liberação de acetilcolina na junção neuromuscular, inibindo a contração muscular, reposicionando o lábio. O tratamento tem duração de três a quatro meses, podendo ser refeito após esse período.
Tratamentos ortodônticos
Se a causa do sorriso gengival for a posição dos dentes, um tratamento indicado pode ser o uso de aparelhos ortodônticos. Nesse post, explicamos melhor a diferença entre os tipos de aparelhos. Eles ajudam a diminuir o sorriso gengival, pois melhoram a posição dos dentes, os nivelando e corrigindo a exposição excessiva.
Está pensando em fazer algum tratamento para sorriso gengival? Entre em contato conosco e agende uma consulta para ver qual o tratamento mais recomendado para o seu caso. Aproveite também para conhecer nossos serviços!