Você já deve ter ouvido falar sobre a bichectomia, uma cirurgia plástica que ganhou fama nos últimos tempos, principalmente entre os famosos. O problema é que ela tem sido realizada com a finalidade puramente estética, ou seja, para afinar o rosto. Mas você sabia que ela não é indicada para todos os casos e pode trazer diversas complicações? Então continue lendo o post!
O que é a bichectomia e como ela é feita?
A bichectomia consiste em uma cirurgia para a retirada das bolsas de gordura localizadas abaixo da maçã do rosto, conhecidas como bolas de Bichat, podendo ser retiradas inteiras ou parcialmente. A cirurgia é feita a partir de uma incisão dentro da boca, utilizando anestesia, por onde retira-se o tecido adiposo. A bichectomia é um processo irreversível, ou seja, uma vez retirado não é possível ser recolocado.
Quais complicações a bichectomia pode trazer?
A bichectomia não deveria ser realizada com fins estéticos, pois pode trazer diversos riscos e problemas. Se realizada sem necessidade, a bichectomia pode causar um envelhecimento precoce. Isso porque ao longo dos anos nós tendemos a perder parte do tecido adiposo da face, assim quem não possuir essa gordura pode ficar com o aspecto da face um pouco mais enrugado.
Alguns estudos ainda demonstram que as bolas de Bichat funcionam como um amortecedor dos músculos faciais, podendo assim participar da mastigação. Desse modo, a remoção dessas bolsas de gordura pode causar, a longo prazo, um desgaste da região.
Além disso, mesmo sendo considerada uma cirurgia simples, a bichectomia atinge uma região que possui diversas estruturas importantes como nervos, músculos, glândulas e qualquer erro pode levar a lesões nessas estruturas. Deve-se lembrar também que a cirurgia pode atingir a estrutura dentária ou mandibular.
O risco mais severo é atingir os nervos faciais, principalmente o nervo trigêmio, que se encontra próximo das bolas de Bichat. Esse nervo é responsável por controlar a sensibilidade facial. Assim, qualquer lesão na região pode levar a paralisia facial.
No entanto, a bichectomia pode ser indicada em casos funcionais, como em pacientes que possuem pouco espaço na boca ou em pacientes que possuem o costume de morder as bochechas constantemente, principalmente durante a mastigação. Nesses casos, pode ser indicado retirar parcialmente o tecido adiposo.
Ficou com alguma dúvida sobre a bichectomia e suas complicações? entre em contato conosco! Aproveite também para conhecer serviços!