Você tem tido problemas para dormir, dores de cabeça frequente, dentes desgastados ou acorda com os músculos da mandíbula doloridos? Esses podem ser sinais de que você sofre de bruxismo, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ele atinge cerca de 30% da população mundial. Se você acha que pode sofrer de bruxismo ou quer conhecer mais sobre seus sintomas e tratamentos, continue lendo o post!
Mas o que é o bruxismo?
O quadro do bruxismo é considerado uma desordem funcional, que inclui o ranger, esfregar ou apertar os dentes entre si, podendo acontecer durante o dia, mas mais frequentemente durante o sono. O bruxismo pode ser frequentemente associado a fatores hereditários, ao estresse emocional, tensão e ansiedade.
O bruxismo ocorre de forma involuntária, ou seja, inconsciente, e deve ser tratado para minimizar o impacto de seus sintomas na qualidade de vida do paciente. Ele pode levar ao amolecimento e desgaste dos dentes, colaborar para o aparecimento de doenças periodontais, sensibilidade, fraturas e até mesmo distúrbios na articulação temporomandibular, conhecido como ATM.
Quais são os principais sintomas?
O principal sintoma do bruxismo é o ato de ranger ou esfregar os dentes entre si, principalmente enquanto o paciente dorme. Isso dificulta o descobrimento da doença, pois muitas pessoas só descobrem quando outra pessoa presencia e conta o ocorrido.
Também é comum o amolecimento e desgastes dos dentes e a dor de cabeça frequente. Em alguns casos ocorrem também dores e estalos ao abrir a boca, zumbido ou dores no ouvido, dores nos músculos da mandíbula, face e pescoço. Esses sintomas podem ser agravados em casos de estresse e ansiedade.
O diagnóstico é realizado através de uma avaliação clínica pelo dentista. Portanto, se estiver sentindo alguns desses sintomas, agende uma consulta conosco!
Quais os possíveis tratamentos para o bruxismo?
Atualmente existem diversos tratamentos diferentes para o bruxismo e são indicados de acordo com o diagnóstico. Eles são realizados para diminuir a dor, o desgaste dos dentes e melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada.
O tratamento mais comum hoje em dia é a utilização de placas oclusais durante a noite, podendo ser flexíveis de silicone ou rígidas de acrílico. São feitas sob medida para cada paciente e ajudam a reprimir os movimentos dos músculos da mandíbula, reduzindo o atrito que provoca o desgaste e o ranger dos dentes, diminuindo também as dores.
Há casos também em que o bruxismo ocorre devido um problema de má oclusão, ou seja, um problema de alinhamento de mordida. Nesse caso, é necessário algum tipo de tratamento ortodôntico para corrigir o posicionamento e encaixe dos dentes, como o uso de aparelhos ou uma restauração.
Outro procedimento muito utilizado atualmente é a aplicação de toxina botulínica nos principais músculos da boca, diminuindo sua força para apertar e ranger os dentes. Tem sido bastante escolhido pelos pacientes por ser um procedimento simples e seguro, duradouro por alguns meses e pouco doloroso, além de não afetar a rotina do paciente.
Tratamentos relacionados com o alívio da ansiedade e do estresse também podem auxiliar o bruxismo. Dentre essas práticas, podemos citar yoga, massagem, acupuntura e até mesmo a prática frequente de exercícios físicos.
Tem sentido alguns dos sintomas do bruxismo? Entre em contato conosco para agendar uma avaliação e descobrir o melhor tratamento. Aproveite também para conhecer serviços!