O dente de porcelana tem um grande apelo estético e não contém metal em sua estrutura. Essa característica confere um ar muito natural. Justamente por isso, é bastante utilizado no tratamento dos dentes anteriores. Dentes de porcelana são sinônimos de sorrisos marcantes e irretocáveis. Mas você até onde é possível utilizar este material tão único em odontologia? Hoje em dia, em praticamente todas as especialidades.
Devido a sua aparência muito similar ao de um dente natural, o dente de porcelana, geralmente, é indicado quando a estética é fundamental. Por exemplo, quando precisa substituir um dente anterior.
Já nos dentes posteriores, o material também é indicado quando a estética é importante para o paciente. Então, praticamente, fica impossível notar a diferença entre um dente natural e a prótese. Diferentemente do que acontece das coroas em metal.
Quer saber mais sobre esse material dentário? acompanhe o post e saiba tudo sobre!
O que são os dentes de porcelana?
Os “dentes de porcelana” na verdade, referem-se a qualquer material cerâmico utilizado em tratamentos dentários. As vantagens na utilização da porcelana sobre outros materiais estão na sua alta durabilidade e resistência ao desgaste – além do mínimo amarelamento ao longo dos anos. Esse é o maior motivo do uso e preferência dos clientes e odontologistas na hora da realização de reparos e manutenções posteriores. Normalmente não são nem dentes propriamente ditos, e sim facetas que são utilizadas.
São vários os tipos de porcelanas disponíveis para tratamentos odontológicos. O mais importante é saber que até mesmo técnicas com lentes de contato dental e facetas em porcelana contam com inúmeras versões deste material para que a maioria dos casos clínicos possam ser solucionados de forma personalizada.
Problemas que podem surgir
Até o momento só falamos dos benefícios de se utilizar este material. Quais seriam as desvantagens? Algumas delas são:
exige desgastes dentários para nivelamento da superfície dentária;
os desgastes dentários são irreversíveis;
exigem maior domínio e controle da técnica.
pode ter custos mais elevados devido aos procedimentos auxiliares que garantem segurança ao tratamento;
E como podemos observar, o uso dos dentes de porcelana são para aqueles pacientes que esperam ter dentes bonitos de forma rápida e prática e estão dispostos a fazer manutenções anuais em toda arcada dentária natural.
Cuidados Redobrados. Afinal de contas, quebra ou não?
Ao escolher este material o preço da estética é o cuidado redobrado, sobretudo, se o paciente tiver alguns hábitos fortemente desaconselhados para quem tem facetas ou coroas de porcelana na boca. Hábitos como morder canetas, abrir tampas ou sachês com os dentes, roer unhas, dentre outras, são ações consideradas displicentes. Todas elas podem arranhar, quebrar ou até mesmo descolar as facetas de porcelana dos dentes originais se repetidas consecutivamente.
Logo, o paciente que tem dente de porcelana não pode ser negligente e tem que estar ciente de que precisa observar tais atos e não repeti-los, a fim de preservar as restaurações em porcelana.
Realize tratamentos com um profissional adequado
Como você pode ler, este é um material muito utilizado mas que requer cuidados especiais e acompanhamento com um bom profissional, que esteja capacitado para lhe atender!
Nosso consultório dispõe de uma infraestrutura completa para atender os pacientes de maneira eficiente, com segurança e conforto. O atendimento é realizado por um dentista certificado, atuando em áreas como clínica geral, cirurgias e próteses, ortodontia e estética.
Está procurando um bom profissional para avaliar suas necessidades? Entre em contato conosco para agendar uma avaliação! Aproveite também para conhecer nossos serviços!