Você já precisou fazer uma extração de dente?
Sendo uma extração simples ou mais complexa, é preciso encontrar um profissional de confiança. O paciente deve procurar por um cirurgião dentista que irá realizar o diagnóstico e fazer o procedimento de maneira correta. O mesmo profissional irá orientar o paciente sobre como agir em relação aos cuidados pós extração. E precisamos ressaltar que é de extrema importância que tenhamos um cuidado maior nesse momento, evitando complicações após o procedimento como por exemplo uma possível inflamação.
Nesse post iremos falar um pouquinho sobre qual cuidado devemos ter após realizar uma extração de dente.
Motivos que levam a extração dentária
Na odontologia, os profissionais prezam e fazem o máximo possível para manter os dentes naturais do paciente. Mas sabemos que em alguns casos, é realmente necessário realizar esse procedimento.
Existem alguns casos que levam o profissional a indicar a extração como melhor solução para resolver um problema, mas podemos dizer que na maioria as vezes acontece por algum motivo bem específico. Alguns deles são:
– Tratamento de dente do siso: esses dentes costumam surgir no início da fase adulta e ainda é questionado sobre sua utilidade, por isso alguns pacientes procuram um profissional para verificar se é realmente necessário realizar a extração. Podemos dizer que a extração do siso se faz necessária a partir do momento em que o paciente se queixa de dores de dente frequentes, possui dificuldade na mordida, sente algum desconforto ou desalinhamento dos dentes molares.
– Preparação para aparelhos ortodônticos: em alguns casos é necessário a extração por motivos ortodônticos onde o paciente precisa de mais espaço na cavidade bucal para que a movimentação dos outros dentes seja feita corretamente;
– Trauma dentário: existem casos em que o paciente sofreu algum trauma que levou a fratura dentária impossibilitando a restauração;
– Cáries: aqui estamos falando de casos mais graves. Cáries mais profundas podem causar lesões, de modo que em alguns casos tentar restaurar o dente nessa condição poderia ser mais danoso do que extrai-lo.
E se o paciente escolher não extrair o dente?
Acima citamos mais detalhadamente apenas alguns casos, mas existem outros motivos como por exemplo a má formação dentária, o bloqueio de nascimento de outros dentes, alguma doença na gengiva que possa causar sérios danos a estrutura dos dentes, entre outros.
Mas você já parou pra pensar que seguir com o tratamento dentário e realizar uma extração faz parte da decisão do paciente?
E se o paciente decidir não seguir com a extração orientada pelo dentista?
Sabemos que cada caso é um caso e as situações precisam ser analisadas e avaliadas por profissionais capacitados. Mas o paciente pode ter sérios problemas com a sua saúde bucal e se expor a sérios riscos caso escolha não extrair um dente.
Alguns desses problemas são:
– Infecções dentárias e gengivais
– Possível formação de cistos
– Desenvolvimento de tumores
– Nascimento de dentes tortos ou desalinhados
Dito isso, conseguimos ter uma noção de como é importante seguir com um tratamento de maneira adequada.
Após a realização da extração, o profissional da área irá orientar o paciente sobre o procedimento e quais cuidados pós-operatórios devem ser tomados.
Cuidados pós-operatórios
Assim como qualquer outro procedimento operatório, é necessário ter um cuidado maior para que não haja complicações.
Com a saúde bucal não é diferente. Não podemos dizer que é comum ocorrer algum processo infeccioso, mas essa fase exige maior atenção e a ausência dela pode resultar em inflamações.
Caso o paciente tenha alguns sintomas como dores intensas, febre, mau-hálito ou sinta algum desconforto na região e até mesmo na face, orientamos um retorno imediato a um profissional da área de odontologia.
As situações citadas acima podem ser evitadas desde que o paciente siga as orientações prescritas pelo dentista. Principalmente para os cinco primeiros dias após a extração dentária, é recomendado que o paciente:
– Fique em repouso, evitando esforços físicos;
– Tenha cuidado ao escolher sua alimentação, é orientado que o paciente consuma alimentos gelados e evite alimentos mornos e quentes;
– Evite a exposição solar;
– Faça a higienização bucal de maneira correta e com muito cuidado, verifique com o dentista se é liberado o uso de enxaguantes bucais;
– Siga com o uso dos medicamentos prescritos pelo dentista.
Com as orientações sendo seguidas de forma correta, o paciente terá uma boa e rápida cicatrização.
Caso tenha alguma duvida em relação a esse assunto, não hesite em nos contatar!