O mau hálito, também chamado de halitose, é causado na maior parte das pessoas por má higiene da língua, mas também pode ocorrer por motivos de cáries, gengivite e periodontite, além de problemas no estomago, sinusite ou doenças como diabetes e insuficiência hepática ou renal.
É por conta disso que quando as medidas de higiene bucal não melhoram esse empecilho, é muito importante realizar uma avaliação com o médico e descobrir de onde esse problema está sendo originado.
Por ser algo que muitas pessoas sofrem, decidimos preparar um conteúdo com algumas dicas que podem ajudar a controlar o mau hálito.
1- Evitar ficar mais de 3 horas sem comer
Quando ficamos mais de três anos sem comer, o nosso estomago fica vazio por muito tempo, o que faz com que um aumento da produção de ácidos estomacais e gases, que podem subir para a boca e dar mau odor.
Por conta disso, é recomendado ingerir frequentemente alimentos de fácil digestão, como as saladas cruas, legumes cozidos e carnes magras.
2- Escovar os dentes após as refeições
Escovar os dentes após as refeições é uma das melhores formas de acabar ou controlar o mau hálito, pois esse hábito evita o acumulo de bactérias e a formação de tártaro, que são causadores desse incomodo.
No entanto, é recomendado escovar os dentes cerca de 30 minutos após as refeições pois a saliva produzida após a alimentação ajuda a controlar o pH da boca, agindo como um antisséptico bucal.
3- Beber água ao longo do dia
Beber água ao longo do dia é outra forma de acabar com o mau hálito, pois ajuda a manter as mucosas hidratadas, a boca úmida e o hálito fresco.
Por isso, é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia em pequenos goles, para estimular a produção de saliva e acabar com o mau hálito.
Além disso, é preciso evitar fumar, tomar café, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, pois eles podem deixar a boca mais seca.
4- Usar o fio dental
O fio dental é muito importante para remover o excesso de alimentos que pode ficar entre os dentes após as refeições e evitar formação de placas bacterianas e tártaro que causam o mau hálito.
Além disso, esse objeto consegue atingir os espaços entre os dentes, que as escovas não conseguem alcançar.
Dessa forma, o recomendado é utilizar o fio dental antes da escovação pelo menos uma vez ao dia.
Se você deseja realizar uma avaliação para cuidar do mau hálito, entre em contato conosco e marque o seu horário!