Por que não utilizar o convênio odontológico?

Muitas pessoas em busca de um sorriso bonito, branco e saudável terminam optando por utilizar o serviço de convênios odontológicos por serem mais baratos, mas muitas vezes acabam sendo precários e insuficientes. Mas só em 2019, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu quase duas mil reclamações de usuários insatisfeitos com os planos odontológicos, 13,5% a mais do que em 2018.

Por que não utilizar o convênio odontológico?

Por que não é indicado utilizar o convênio odontológico?

O plano odontológico é um serviço que permite a quem o contrata ter acesso a alguns tratamentos referentes à saúde dos dentes e boca. O contratante do plano deve arcar com o pagamento mensal de um valor, que pode variar de acordo com a empresa que fornece os serviços e atendimentos cobertos.

O principal problema levantado é a baixa qualidade dos tratamentos realizados por meio do convênio. Isso porque, na maioria das vezes, o repasse que o convênio faz para o profissional é muito baixo. Assim, para garantir uma margem de lucro, os profissionais conveniados precisam lucrar pelo volume de atendimento ao fazer um maior número de procedimentos pelo plano odontológico e utilizar materiais de qualidade inferior. Isso pode impactar negativamente o resultado dos tratamentos realizados pelo convênio.

Desse modo, a realização do serviço de forma particular possui um melhor custo benefício, pois mesmo que o procedimento seja um pouco mais alto em relação ao convênio, a qualidade do material e do tratamento são garantidas.

Quais outros pontos negativos do convênio?

Um dos grandes problemas dos planos odontológicos é a baixa cobertura de serviços. A maioria deles cobre apenas serviços básicos, como limpeza dos dentes, e outros serviços necessários são cobrados à parte. Assim, no fim das contas, o serviço do plano acaba saindo mais caro do que procurar um dentista particular.

Outro detalhe importante, é que todo e qualquer procedimento coberto pelo plano contratado, só tem atendimento desde que tenha indicação clínica pelo profissional odontológico habilitado. Assim, a maioria não possui cobertura de serviços como clareamentos, além de próteses em porcelana e facetas em cerâmica.

Uma reclamação frequente feita pelos usuários de plano odontológico são os períodos de carência, que podem chegar até a 180 dias. Durante esse período, o usuário não pode utilizar os serviços ofertados, mas deve continuar pagando o valor mensal. Muitas vezes isso pega o usuário de surpresa, pois geralmente eles procuram o plano já com uma queixa.

Por que não utilizar o convênio odontológico?

Então qual a melhor solução?

Para evitar a utilização de planos odontológicos, que na maioria das vezes são insuficientes, a melhor solução é encontrar um bom profissional, que consiga avaliar suas necessidades e que estejam dentro do seu orçamento.

Nosso consultório dispõe de uma infraestrutura completa para atender os pacientes de maneira eficiente, com segurança e conforto. O atendimento é realizado por dentista certificado, atuando em áreas como clínica geral, cirurgias e próteses, ortodontia e estética.

Está procurando um bom profissional para avaliar suas necessidades? Entre em contato conosco para agendar uma avaliação! Aproveite também para conhecer nossos serviços!

Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Relacionados

Quer ficar por dentro das novidades do nosso Consultório?

Faça parte de nossa lista de newsletter para não perder mais nenhuma novidade.