Ao escovar os dentes você percebe manchas de sangue na espuma do creme dental. No primeiro momento acha que pode ter sido apenas um mal jeito na hora de escovar. Entretanto, a cena se repete e você percebe manchas vermelhas na gengiva, principalmente na parte superior.
Estes são os primeiros sinais da gengivite, uma inflamação comum que atinge homens e mulheres de todas as idades e quando não tratada de forma correta, pode causar problemas sérios em sua saúde bucal e qualidade de vida.
A gengivite é uma inflamação na região da gengiva que surgem pelo acúmulo de placa bacteriana e pela falta ou uso incorreto de fio dental e escovação. É considerada a porta de entrada para outras inflamações e doenças bucais que afetam a saúde como um todo e a qualidade de vida. Existem alguns tipos de gengivite:
Sintomas da Gengivite
A gengivite mais comum possui os seguintes sintomas:
Consequências da Gengivite
Muitas pessoas negligenciam o sangramento da gengiva e não procuram o dentista para entender a causa e como tratar. Assim como qualquer outra doença bucal, a gengivite pode causar outros problemas mais graves. De forma geral, a gengivite avançada causa a periodontite, inflamação na gengiva que atinge os ossos e pode causar a perda dos dentes.
Em casos mais severos, o acúmulo de placa bacteriana não fica restrita apenas a região da boca e pode invadir a corrente sanguínea, promovendo inflamações que atacam o sistema imunológico causando diversas doenças como gripes, resfriados e até mesmo problemas cardíacos.
Tratamento para gengivite
É fundamental realizar consultas periódicas ao dentista ao perceber os primeiros sinais de sangramento e inchaço nas gengivas. O tratamento para gengivite depende de cada caso e de forma geral, a limpeza dos dentes e raspagem da gengiva são feitos para diminuir os efeitos do acúmulo de placa bacteriana.
Não deixe de fazer o tratamento para gengivite. Entre em contato e agende sua consulta para cuidar da saúde do seu sorriso de forma completa.