Praticamente todos nós conhecemos o aparelho ortodôntico fixo como o método mais tradicional, mas com a evolução das técnicas utilizadas pela ortodontia, hoje podemos encontrar outras opções para alinhar os dentes.
Uma delas é o Invisalign, mais conhecidos como aparelhos transparentes customizados.
Nesse conteúdo, vamos falar um pouquinho sobre eles e entender quais as diferenças.
Odontologia estética x saúde bucal
Podemos nos perguntar: Existe relação entre a odontologia estética e a saúde bucal?
Sim, podemos dizer que as duas áreas andam juntas.
Por diferentes motivos, muitas pessoas acabam procurando um consultório odontológico somente quando sentem algum desconforto ou quando a parte estética começa a incomodar.
E muitas vezes acabam descobrindo que é necessário realizar algum procedimento antes de seguir em frente com o tratamento estético.
Quando sentimos uma dor de dente por exemplo, se trata de um incômodo físico. Mas quando uma pessoa tem os dentes desalinhados, estamos falando de um incômodo emocional muitas vezes podendo prejudicar a relação do paciente com outras pessoas.
Vamos supor que um paciente possui um excesso de gengiva e procura um profissional da área para ter um sorriso bonito. Mas nesse caso por exemplo, além da parte estética temos uma preocupação com a saúde bucal pois o excesso de gengiva pode contribuir para um maior acúmulo de alimentos nas raízes dos dentes, sendo necessário uma limpeza adequada para que não surjam complicações maiores, como a cárie.
Ter a saúde bucal em dia é muito importante, os dentes precisam estar saudáveis além de bonitos, certo?
A evolução do tratamento ortodôntico:
Recentemente o Ministério da Saúde fez uma pesquisa onde aponta que aproximadamente 35% da população brasileira possui alguma disfunção dentária, necessitando de aparelho ortodôntico.
Há diversos fatores que levam a problemas ortodônticos quando ainda somos crianças ou até mesmo adultos. Algumas vezes ter os dentes desalinhados são fatores hereditários, mas também existem vários outros motivos, como os traumas, por exemplo a perda precoce de dentes de leite e até permanentes.
O uso de aparelhos ortodônticos, quando necessário, pode trazer vários benefícios para o paciente. E um deles é benefício estético, proporcionando o bem-estar e a autoestima.
Hoje existem diferentes procedimentos disponíveis no mercado da ortodontia, que com o avanço da tecnologia cada vez mais são produzidos aparelhos com técnicas e materiais diferentes, muitas vezes conseguindo ser mais eficazes do que o tratamento convencional.
Há alguns anos atrás, era muito mais complexo corrigir as imperfeições nos dentes. Muitos aparelhos eram desconfortáveis e até desagradáveis para o paciente.
Quando falamos dos aparelhos tradicionais metálicos, por exemplo, no inicio do tratamento e em alguns momentos o material metálico pode machucar a boca, trazendo um certo desconforto.
Em relação com a estética, algumas pessoas se importam com o aspecto metálico podendo até afetar a auto estima. Principalmente quando falamos de pacientes adultos, que se importam mais com isso.
A ortodontia avançou muito e hoje podemos encontrar outras opções de aparelhos ortodônticos mais discretos, e uma dessas opções são os alinhadores transparentes customizados, mais conhecidos como Invisalign.
Prós e Contras do aparelho tradicional x Invisalign
Você sabe a diferença entre essas duas opções de aparelho ortodôntico? Vamos falar um pouquinho sobre isso e também citar alguns prós e contras.
Há um tempo atrás o aparelho tradicional fixo era mais o popular para realizar o alinhamento dos dentes, o modelo convencional é formado por baquetes (peças metálicas) e um fio é transpassado com o objetivo de fazer a movimentação dos dentes.
Normalmente é mais indicado quando o paciente já saiu da fase de crescimento e tem como objetivo corrigir o alinhamento os dentes e também sua posição na base dos ossos.
É mais comum ser utilizado por adolescentes e pessoas adultas, mas como ponto negativo, essa opção pode comprometer a estética, por isso muitos adultos estão optando pelos aparelhos transparentes.
Como pontos positivos, podemos citar que esse tipo de aparelho tem a mesma qualidade de tratamento que as outras opções, e também tem um custo menor que o Invisalign.
O Invisalign veio para quebrar o protótipo de aparelhos fixos metálicos, eles são feitos de placas transparentes sob medida para o paciente. São quase imperceptíveis e trazem os mesmos resultados que o aparelho tradicional, podemos afirmar sem dúvida que hoje têm sido a escolha de muitos pacientes que buscam por um sorriso bonito optando por um modelo mais discreto.
Esse tipo de opção não machuca, e nem causa cortes na boca, como os aparelhos tradicionais. Outra boa notícia é que podem ser retirados antes da alimentação e da escovação.
Uma das grandes vantagens desse procedimento é que pode ser um tratamento mais rápido do que o convencional.
Este com certeza é um dos pontos que fazem alguns pacientes optarem pelo Invisalign.
Como ponto negativo podemos citar o valor do tratamento. Atualmente o Invialign tem um valor elevado com relação às outras opções.
Em relação a duração do tratamento, varia de acordo com cada situação sendo necessária uma avaliação por um profissional da área.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual aparelho deve optar, entre em contato conosco e um de nossos profissionais com certeza poderá te ajudar.