A cárie dentária é uma infecção nos dentes que afeta um grande número de pessoas de todas as faixas etárias. É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha tido cárie na vida, a infecção é caracterizada por uma destruição nos tecidos do dente formando uma cavidade que se não tratada adequadamente pode facilmente evoluir gerando uma infecção mais grave e até levar a complicações como a perda do dente.
A sua causa está ligada a hábitos alimentares e principalmente falta de uma higiene bucal correta, que ocasiona o excesso de bactérias presentes na boca devido ao acúmulo de alimentos que não são devidamente removidos.
Você também já deve ter ouvido falar que o consumo de açúcar pode levar ao aparecimento de cáries, mas será que isso é um mito ou uma verdade?
Vamos esclarecer essa dúvida e falar um pouquinho sobre seus principais sintomas e tratamentos.
Quais são os principais sintomas?
O primeiro sintoma normalmente é a dor de dente, mas além disso o paciente pode apresentar outros sintomas que não podemos deixar de lado. São eles:
– Forte incômodo ao comer ou beber algo doce;
– Dor quando o dente tem contato com alimentos e bebidas gelada ou quente;
– Aparecimento de furinhos nos dentes;
– Sensibilidade ao tocar em um dente;
– Dor e inchaço na gengiva;
– Aparecimento de manchas marrons ou brancas na superfície do dente.
É importante que o paciente procure um dentista quando houver qualquer sinal ou sintoma que indique uma possível cárie. Dessa forma, o paciente será avaliado e o diagnóstico confirmado para que o melhor tratamento seja feito, evitando complicações futuras.
É verdade que o açúcar causa cárie?
Esse é um questionamento presente na maioria dos pacientes e a resposta para essa pergunta é Sim. O consumo excessivo de açúcar pode contribuir para o aparecimento de cáries.
O açúcar não é propriamente o causador da cárie, o que contribui para isso é o ácido produzido pelas bactérias naturais da boca. Porém, sua ação se inicia quando o paciente faz o consumo de qualquer tipo de açúcar, podendo ser doces, massas ou até mesmo frutas.
Após o consumo desses alimentos e bebidas, se uma higienização não é feita de forma adequada ocorre um acúmulo dessas bactérias que age sobre o local, ocasionando a destruição do esmalte e levando ao aparecimento da cárie.
Dessa maneira podemos concluir que não é só o consumo do açúcar refinado que contribui para o surgimento de cárie, mas também qualquer outro alimento que seja rico em carboidratos.
Como prevenir o aparecimento de cáries?
A melhor maneira de prevenir o aparecimento de cárie sem dúvida é a realização de uma boa limpeza bucal.
É orientado que os dentes sejam escovados duas vezes ao dia, utilizando, se possível, cremes dentais que possuem flúor em sua composição.
A escovação tem o objetivo de eliminar os restos de comida que ficam nos dentes evitando a formação de placas bacterianas.
Também indicamos que o consumo de alimentos com alto teor de açúcar seja diminuído em sua rotina.
Tratamento para cárie nos dentes
Cada caso é um caso e os pacientes precisam ser avaliados por um dentista para que o diagnóstico seja feito e o melhor tratamento se inicie. Mas destacamos aqui que não existe nenhum tratamento que possa ser feito em casa, somente dentro de um consultório as cáries podem ser eliminadas.
O tratamento é relativamente simples e de curta duração. Na maioria das vezes em apenas uma sessão a restauração é feita, removendo a cárie de todo o tecido infectado. Em seguida uma resina é aplicada para fechar a parte do dente que foi retirada com a restauração.
Também é realizado uma limpeza com o objetivo de remover as placas bacterianas presentes na boca. Porém, existem casos em que o dentista identifica a presença de cárie em outros dentes e nessas situações o tratamento provavelmente levará mais tempo, podendo até existir a necessidade de realizar o tratamento de canal.
Em casos mais graves em que a infecção está avançada, existe a possibilidade de retirada do dente que é substituído por uma prótese.
É aconselhado que o paciente frequente o dentista a cada seis meses para fazer uma avaliação e acompanhamento. Nessas consultas de rotina também pode ser feito uma limpeza mais profunda nos dentes junto com uma aplicação de flúor, que irá ajudar a evitar o aparecimento de cáries.