Dentes sensíveis? O que fazer?

Algumas pessoas sentem uma dorzinha que pode incomodar bastante ao comer ou tomar algo muito gelado, muito quente ou até mesmo algo muito doce. Você já sentiu isso?

Esse sintoma vem da hipersensibilidade nos dentes, alguns estudos feitos apontam que o problema atinge cerca de 30% da população brasileira e diversos fatores podem levar um paciente a se queixar de dor nesses casos. A dor é caracterizada por uma pontada aguda e momentânea, mas quem já teve sabe o quanto incomoda.

Nesse post vamos falar um pouco mais sobre isso.

 

Possíveis causas da hipersensibilidade dentária

 

Podemos dizer que a maioria das pessoas que já sentiu essa dorzinha, provavelmente pensou que somente tem a ver com cáries, mas um dentista poderá deixar claro que nem toda dor nos dentes é resultado de bactérias.

Inclusive, podemos dizer que a hipersensibilidade dentária atinge um maior número de pessoas quando comparado aqueles que possuem alguma cárie.

Mas de onde vem essa hipersensibilidade?

De forma bem resumida, o sintoma aparece devido a falta ou falha no sistema de proteção dos dentes. Os nossos dentes são revestidos por um tipo de esmalte, quando há o desgaste dele a parte interna da estrutura dentária fica exposta, essa parte interna é chamada de dentina. Existem alguns casos em que há uma retração ou deslocamento da gengiva, o que também pode ocasionar a hipersensibilidade nos dentes.

A dentina possui terminações nervosas e um estímulo mínimo no local é o que causa a dor aguda, esse estímulo pode ser originado por contato com alimentos muito doces, muito quentes ou muito frios.

 

Como resolver o incômodo

 

Com certeza você já viu alguma propaganda de cremes dentais para dentes sensíveis e quem sabe já até usou algum deles. Mas para resolver o incômodo existem estratégias que vão além de simplesmente passar a usar os cremes dentais.

Algumas formas de resolver o problema são:

– Utilização de verniz e flúor nos dentes sensíveis

– Possível restauração da área do dente que perdeu o esmalte

– Tratamento com laser

– Utilização de enxaguante bucal e creme dental que possuam alta quantidade de flúor

Acima citamos os tratamentos mais comuns quando o problema for somente nos dentes, mas em casos de retração ou deslocamento da gengiva, um dos tratamentos recomendados é realizar um enxerto com o objetivo de cobrir a área exposta.

Para aliviar a dor, alguns analgésicos podem ser aplicados dentro do consultório. São conhecidos como dessensibilizantes.

Reforçamos que o cenário ideal é atuar na prevenção seguindo alguns passos considerados relativamente simples, alguns deles está ligado diretamente ao tipo de escovação. É recomendado utilizar uma escova de dentes que possui as cerdas macias e não colocar força ao escovas os dentes. Outro ponto importante é fazer a higiene bucal de forma saudável e correta, tornando esse passo como uma rotina. Além disso, também é recomendado evitar aqueles alimentos que sabemos que podem causar a dor quando se tem a hipersensibilidade.

 

Não deixe a dor aumentar

 

A grande maioria das pessoas costumam esperar até que sintam o incômodo de forma recorrente, mas a recomendação dos dentistas é que uma consulta deve ser agendada logo no início dos sintomas.

Existe uma grande possibilidade de a sensibilidade evoluir e isso pode ocasionar uma grave inflamação, resultando em um caso mais extremo. Nesses casos a forma mais comum de resolver é fazendo a retirada do nervo do dente, o famoso tratamento de canal.

Se você sente essa dorzinha nos dentes não deixe de procurar um profissional da área qualificado, com certeza ele irá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Entre em contato conosco para mais esclarecimentos.

Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Mais Antigo
Mais Novo Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments

Relacionados

Estética

Estética oral: o que é

A estética oral abrange os principais procedimentos relacionados ao que chamamos de “Estética Dental’. Esse tipo de área realiza diversos procedimentos com diferentes opções de

Leia Mais

Quer ficar por dentro das novidades do nosso Consultório?

Faça parte de nossa lista de newsletter para não perder mais nenhuma novidade.