Dentes do siso: Por que precisam ser extraídos?

Os dentes do siso são os últimos a nascerem, geralmente a partir dos 18 anos de idade a pessoa começa a sentir ele apontando na gengiva. Mas por que tanto se fala sobre a extração do siso? Os dentistas indicam sua extração quando o paciente não possui espaço o suficiente na arcada, e seu crescimento pode pressionar os outros dentes da boca. Quer saber mais sobre a extração do dente do siso? Continue lendo esse post!

Dentes do siso: Por que precisam ser extraídos?

Por que extrair o dente do siso?

A extração do siso é recomendada, quando não existe espaço na arcada para receber um novo dente ou quando ele está mal posicionado, podendo causar diversos problemas, incluindo inflamações, infecções e dores. Além disso, o nascimento do dente do siso pode ser um processo muito dolorido e incômodo para os pacientes, podendo ser recomendado sua extração para alívio do desconforto. A maior parte das pessoas retiram o siso entre os 18 e 20 anos, pois a raiz do terceiro molar não está completamente formada e o osso é mais maleável.

Nem sempre os dentes do siso precisam ser extraídos, se estiverem bem posicionado e não comprometerem os outros dentes, o siso pode se manter e deve-se apenas manter um cuidado com a higiene bucal. O caso deve ser avaliado individualmente, por meio de uma consulta com o dentista.

Como é feita a extração?

A extração é realizada com anestesia local para evitar dor ao paciente. Se o dente não tiver nascido ainda, um corte é feito na gengiva para a extração do dente, mas se já estiver totalmente para fora, utiliza-se instrumentos próprios para afastar o siso e extraí-lo. Por fim, o local é fechado com pontos e, caso necessário, pode ser realizado compressas para diminuir o sangramento.

A duração do procedimento varia a cada paciente, dependendo da quantidade de dentes a ser retirada e suas dificuldades, mas em média a cirurgia dura cerca de 30 minutos. Em casos simples, pode ser ainda mais rápido.

Dentes do siso: Por que precisam ser extraídos?

Quais cuidados devo ter no pós-operatório?

Depois da retirada dos dentes do siso, o paciente deve seguir alguns cuidados para garantir a cicatrização. Manter o repouso, fazer compressas de gelo e evitar alimentos quentes e duros podem ajudar a cicatrização e evitar dores e inchaços. Manter uma boa higienização do local também é muito importante para evitar as infecções. Além disso, é bom manter consultas regulares com o dentista.

Tem sentido dores ou tem dúvidas se precisa retirar o dente do siso ou não? Entre em contato conosco para agendar uma avaliação e descobrir o melhor tratamento. Aproveite também para conhecer serviços!

Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Relacionados

Estética

Estética oral: o que é

A estética oral abrange os principais procedimentos relacionados ao que chamamos de “Estética Dental’. Esse tipo de área realiza diversos procedimentos com diferentes opções de

Leia Mais

Quer ficar por dentro das novidades do nosso Consultório?

Faça parte de nossa lista de newsletter para não perder mais nenhuma novidade.