Os dentes do siso são os últimos a nascerem, geralmente a partir dos 18 anos de idade a pessoa começa a sentir ele apontando na gengiva. Mas por que tanto se fala sobre a extração do siso? Os dentistas indicam sua extração quando o paciente não possui espaço o suficiente na arcada, e seu crescimento pode pressionar os outros dentes da boca. Quer saber mais sobre a extração do dente do siso? Continue lendo esse post!
Por que extrair o dente do siso?
A extração do siso é recomendada, quando não existe espaço na arcada para receber um novo dente ou quando ele está mal posicionado, podendo causar diversos problemas, incluindo inflamações, infecções e dores. Além disso, o nascimento do dente do siso pode ser um processo muito dolorido e incômodo para os pacientes, podendo ser recomendado sua extração para alívio do desconforto. A maior parte das pessoas retiram o siso entre os 18 e 20 anos, pois a raiz do terceiro molar não está completamente formada e o osso é mais maleável.
Nem sempre os dentes do siso precisam ser extraídos, se estiverem bem posicionado e não comprometerem os outros dentes, o siso pode se manter e deve-se apenas manter um cuidado com a higiene bucal. O caso deve ser avaliado individualmente, por meio de uma consulta com o dentista.
Como é feita a extração?
A extração é realizada com anestesia local para evitar dor ao paciente. Se o dente não tiver nascido ainda, um corte é feito na gengiva para a extração do dente, mas se já estiver totalmente para fora, utiliza-se instrumentos próprios para afastar o siso e extraí-lo. Por fim, o local é fechado com pontos e, caso necessário, pode ser realizado compressas para diminuir o sangramento.
A duração do procedimento varia a cada paciente, dependendo da quantidade de dentes a ser retirada e suas dificuldades, mas em média a cirurgia dura cerca de 30 minutos. Em casos simples, pode ser ainda mais rápido.
Quais cuidados devo ter no pós-operatório?
Depois da retirada dos dentes do siso, o paciente deve seguir alguns cuidados para garantir a cicatrização. Manter o repouso, fazer compressas de gelo e evitar alimentos quentes e duros podem ajudar a cicatrização e evitar dores e inchaços. Manter uma boa higienização do local também é muito importante para evitar as infecções. Além disso, é bom manter consultas regulares com o dentista.
Tem sentido dores ou tem dúvidas se precisa retirar o dente do siso ou não? Entre em contato conosco para agendar uma avaliação e descobrir o melhor tratamento. Aproveite também para conhecer serviços!